segunda-feira, 24 de março de 2014

Proposta nº2 - elementos tipográficos que nos rodeiam.

No âmbito da disciplina de Design e Comunicação Visual, fomos incentivados a olhar à nossa volta e perceber que tudo o que nos rodeia tem traços, formas e texturas, que quando avaliadas individualmente são muito interessantes do ponto de vista simétrico ou assimétrico.
Um grande exemplo disto é a tipografia das palavras que vemos à nossa volta, seja na rua, em casa, nos carros que passam na rua, nas montras das lojas, em livros, em cartas, cartazes, eletrodomésticos, casa, entre muitos outros exemplos.
Ao participarmos, voluntária ou involuntariamente neste processo de análise, começamos a perceber e a conseguir associar características: as palavras/expressões que remetem para algo mais antigo/tradicional aparecem com tipografia mais trabalhada enquanto que os anúncios/logos/palavras/expressões que remetem para algo mais atual aparecem com contornos mais preocupados com a forma e a perceção visual e o trabalho de "fazer pensar" que é dado ao cidadão comum que passa na rua.

Vemos um pouco a tipografia como base da comunicação: não-visual e visual. Ou seja, os "parâmetros" que constituem a comunicação visual (cor, linha, textura, etc) são fulcrais na comunicação através da tipografia (que inclui a escrita na comunicação visual) porque eles mesmos também podem, ou não, integrar a tipografia.
No uso da tipografia o interesse visual é realizado através da escolha adequada de fontes tipográficas, composição de texto, a sensibilidade para o tom do texto e a relação entre texto e os elementos gráficos na página.
Assim, consideramos que, quando especialmente legível e visualmente envolvente, sem desconsiderar o contexto em que é lido e os objetivos da sua publicação, a maneira como as letras estão dispostas, as cores utilizadas, o tamanho, a textura (ou a ideia da mesma), têm sempre o objetivo de surtir qualquer tipo de efeito. É isso: a tipografia têm sempre como objetivo provocar uma reação, um efeito, uma consequência.
E não é muito difícil encontrarmos exemplos disso, os avisos rodeiam-nos: a maneira como a tipografia está disposta, pretende, de algum modo, avisar-nos de algum, Nunca nada é deixado ao acaso.
Ficam aqui alguns exemplos que vou encontrando.
















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