segunda-feira, 17 de março de 2014

Proposta nº1 - experiência final

     Em seguimento dos esboços que fizemos para a análise visual da música, decidimos que ambas as representações deveriam ter características que explicassem ao máximo o seguimento da música, que tem vários altos e baixos.


     Primeiramente, o facto de termos escolhido esta música clássica deve-se ao facto de querermos algo calmo e um pouco agitado mas não demasiado confuso. E por esse mesmo motivo separarmos as representações em dois: círculo e quadrado. No quadrado, como já foi dito, iremos representara a parte mais calma da música e no círculo, a mais agitada.

Decidimos fazer esta separação porque associamos a forma circular a um ambiente mais dinâmico, de confusão e movimento, Já a forma quadrangular, associamos mais a linhas retas, não tão confusas, um ambiente mais calmo e monótono, apresentado pelas cores sóbrias e fundo escuro.
   
   Relativamente aos elementos básicos foram utilizadas formas, linhas, cores e recorremos ao movimento.
=Formas: ambas as formas são figuras planas e simples, que facilmente podem ser descritas e construídas. Tanto como o quadrado e o círculo como as formas dentro destes têm as suas características específicas e a cada uma se atribui uma grande quantidade de significados - alguns por associação, outros por vinculação arbitrária e outros ainda através das nossas próprias perceções psicológicas e fisiológicas.
=Linhas: o objetivo ao usarmos linhas resume-se a movê-las de acordo com uma determinada trajetória que segue as mesmas linhas que a melodia da música.
=Movimento: usamos este elemento para descrever tensões e ritmos compositivos quando o que estamos a ver é fixo e imóvel mas tenta transmitir o contrário - movimento e dinâmica.


  

      Sobre as técnicas de comunicação visual, recorremos a:
=Fragmentação: Decomposição de vários elementos para criar movimento e estímulo.
=Profusão: Enriquecimento visual, poder e riqueza (que a música transmite)
=Espontaniedade: Falta de planeamento; existência de liberdade, de movimento.
=Ênfase: Destaque de determinados objetos. Verifica-se  na escolha de objetos destacados do resto dos elementos.
=Distorção: desvio da forma regular; intensidade.
=Acaso: Ausência de planeamento (efeito visual inesperado): naturalidade; liberdade de interpretação
=Difusão: Suavidade, imprecisão. Verifica-se sobretudo na forma circular.


     De grosso modo, nada é certo nem simétrico em ambas as representações. São as duas um pouco abstratas; as linhas não são firmes, retas, claras.

Sendo esta música clássica e sem voz, o ouvinte tende a estar mais atento à melodia em si e foi exatamente isso que tentámos transmitir com estas representações.




=Quadrado=



   As linhas escolhidas são irregulares, assimétricas e não retas, já que simbolizam a melodia da música, calmamente espaçada. Através destas, conseguimos seguir o trajeto da melodia. Estão dispostas nas duas partes opostas do quadrado porque a música é mesmo assim: oscilações de notas mais altas e mais baixas que transportam o ouvinte para um ambiente de serenidade.
   A escolha das cores também se baseou nessa mesma serenidade - o cinzento claro e o pastel são representativas da harmonia que a música transmite. Ainda, são cores sóbrias porque é exactamente isso que a parte mais calma da música descreve.
   A forma contrastante em cor pastel no meio do quadrado representa, em ponto pequeno, a parte mais agitada da música. Pode ainda ser considerada como uma ligação ao círculo, que representa essa mesma parte.

   Para além das técnicas de comunicação visual já apresentadas, verificamos que a Unidade está bastante presente nesta representação: equilíbrio e harmonia de diversos elementos fundidos para representar uma tonalidade/parte da música.






=Círculo=


   As "linhas", totalmente assimétricas que, abstratamente, abundam na representação simbolizam também o seguimento e trajeto da melodia, desta vez mais agitada. Representam ainda a dinâmica e o movimento, muito presentes.
   As cores utilizadas, por um lado são o oposto da representação quadrangular - já que contrastam com o cinzento claro - mas por outro lado, um seguimento da mesma - o pastel pode ser entendido como uma tonalidade que antecede o cor-de-laranja. As cores escolhidas estão dispostas e misturadas, de modo a interligarem-se entre si, do mesmo modo que existe uma fusão entre a parte mais agitada e a mais calma.
   Mais uma vez, a forma contrastante no centro representa o movimento abstrato e acompanha a forma circular no movimento da música.

   Para além das técnicas de comunicação visual já apresentadas que correspondem a ambas as representações, consideramos que há ainda duas que se encaixam nesta: Instabilidade (movimento) e Assimetria (emoção, complexidade e movimento).








Referências bibliográficas:
Da Gestalt – Teoria da Forma, a teorias/estudos neurofisiológicos adjacentes como a RBC theory / FIT - Feature Integration Theory / Hubel & Wiesel / STD - Detection Signal Theory
Técnicas de Coomunicação Visual (file:///C:/Users/up201207470/Downloads/tecnicas_comunicacao_visual%20(1).pdf)
DONDIS, Donis A. Elementos básicos da Comunicação Visual (file:///C:/Users/up201207470/Downloads/elementos_basicos_da_comunicacao_visual%20(1).pdf)

Baseamo-nos ainda em blogs de antigos alunos de Dcv, tais como http://idcvyou.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário